Projetista: conheça a régua Smart Scale o escalímetro inteligente

“Apesar de viver em um mundo amplamente digital, a parte tátil sempre existirá.” – Joanne Swisterski, criadora da régua Smart Scale, em reportagem de ArchDaily.

Na contemporaneidade, a tecnologia parece estar aplicada a tudo relacionado à vida dos seres humanos. Em relação à engenharia, à arquitetura, e ao design e decoração de interiores isto não seria diferente. Já existem, por exemplo, fitas ou réguas métricas digitais, como a régua Smart Scale. Certos modelos até funcionam por meio de aplicativos para mobile.  Isto facilita – e muito – o  dia-a-dia de trabalho dos projetistas. Porém, embora existam tantos equipamentos e programas eletrônicos à sua disposição, tem momentos em que eles preferirão esboçar as suas ideias à mão.

O desenho “não computacional” proporciona muitas vantagens. Porém, ele também pode ser a causa de várias dores de cabeça. Se o desenhista utilizar a escala errada – ou pior, misturar as escalas – e o projeto dimensionado mal, seu trabalho ficará incorreto e não poderá ser devidamente interpretado e executado. Assim sendo, o estudante ou profissional envolvido na tarefa de produzir ou interpretar o material deve ter o domínio do conceito de escala e também do uso de uma ferramenta muito importante em projetos gráficos, o escalímetro.

régua Smart Scale
Imagem da régua Smart Scale, um novo modelo de régua escalímetro disponível no mercado. (imagem extraída de Kick Starter)

+ O que é escala? E o que é escalímetro?

Escala é a relação entre a dimensão gráfica de um elemento e sua dimensão real. Já o escalímetro é um tipo de régua, muito famosa entre engenheiros, arquitetos e outros profissionais que lidam com desenhos técnicos, incluindo os cartógrafos. Ela possui um formato prismático, contendo três faces distinguidas por cores e marcações diferentes de escalas. Cada face vai apresentar dois tipos de escalas de medição.

Geralmente, os modelos encontrados à venda no mercado são feitos em plástico ou alumínio. Alguns têm o comprimento de 30 cm e outros de 15 cm. E existem também, nestes dois tamanhos, modelos diferentes – numerados de acordo com o agrupamento de escalas, ou seja, de acordo com as diferentes aplicações. São eles:

  • com as escalas 1:20, 1:25, 1:50, 1:75, 1:100, 1:125 – o mais utilizado;
  • com as escalas 1:100, 1:200, 1:250, 1:300, 1:400, 1:500;
  • com as escalas 1:20, 1:25, 1:33, 1:50, 1:75, 1:100;
  • com as escalas 1:500 1:100 1:1250 1:1500 1:2000 1:2500;
  • com as escalas 3/32″ 3/16″ 1/8″ 1/4″ 3/8″ 3/4″ 1/2″ 1″ 11/2″ 3″.
régua Smart Scale
Imagem do modelo tradicional de escalímetro. (imagem extraída de Cutting Mats)
régua Smart Scale
Imagem do modelo tradicional de escalímetro sendo utilizado para medição de plantas técnicas de engenharia e arquitetura. (imagem extraída de Lúcia Paixão Arquiteta)

O engenheiro ou arquiteto utiliza este tipo de régua para fazer à mão, portanto, as suas representações gráficas. A diferença dos desenhos livres é que, neste caso, mantêm-se uma proporcionalidade mais precisa. O escalímetro vai ajuda-lo a colocar dentro dos limites de uma folha de papel o formato de um objeto, edifício ou terreno de acordo com seu respectivo tamanho real – em escala 1:1. Veja como isto é possível assistindo ao vídeo a seguir!

+ O que é Smart Scale?

A Smart Scale Ruler é um novo tipo de régua escalímetro – inteligente e digital – disponível no mercado. Ela foi idealizada pela designer canadense Joanne Swisterski. A peça possui uma aparência muito simples e ao mesmo tempo elegante, lembrando os modelos tradicionais. Ela é feita em um material bem leve, o alumínio. Parece ser fácil de usar. E possui uma bateria de longa duração, carregável por meio de um cabo USB que pode ser acoplado em um computador ou adaptador de carregador.

+ Para que serve a régua Smart Scale?

A ideia de Joanne Swisterski era proporcionar para designers e construtores júniores, ou mesmo sêniores, que apreciam ou necessitam realizar desenhos manualmente um sistema de métrica diferente, que economizasse o seu tempo na hora da conversão das escalas. A régua Smart Scale é boa neste sentido. Ela evita que o usuário tenha que fazer cálculos complicados. Por ser digital, pode ser mudada para qualquer unidade – mesmo que personalizada – rapidamente, sem complicações.

régua Smart Scale
A régua Smart Scale e seu ponteiro deslizante. (imagem extraída de ArchDaily)
régua Smart Scale
A régua Smart Scale e suas marcações digitais. (imagem extraída de Smart Scale Ruler)

Toda a “mágica” da régua Smart Scale – de personalizar, converter e dividir escalas – acontece ao movimentar uma espécie de ponteiro deslizante. Se o projetista receber, de outra pessoa, um desenho impresso sem escalas ou dentro das convenções utilizadas por outros países, basta ele estabelecer um ponto de referência no papel que não terá problemas em fazer a leitura de todo material. Entenda melhor o funcionamento deste produto assistindo ao vídeo a seguir.

Fontes44 ArquiteturaEscola EngenhariaArchDailyKick Starter.

Deixe seu comentário

Todos os direitos reservados © Criado por

× Vamos conversar?